Site by luidy.com.br

Sua luta. Nossa luta!

A Bengala Verde Brasil é uma associação sem fins lucrativos, formada por pessoas com Baixa Visão, e seus amigos.

Nossa missão é conscientizar a sociedade sobre o que é a Baixa Visão, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e inclusão das pessoas com deficiência visual.

Por que Bengala Verde?

A Bengala Verde nasceu em 1996, criada pela professora argentina Perla Mayo, com o objetivo de identificar as pessoas com baixa visão. No Brasil, a Bengala Verde foi introduzida em 2014 pelo Retina São Paulo, que então criou o Bengala Verde Brasil.

Além da cor verde, outras cores auxiliam na identificação dos diferentes tipos de deficiências visuais, como é o caso da bengala branca e vermelha, para pessoas surdocegas, e a bengala branca, que identifica as pessoas cegas.

Há cerca de 6 milhões de brasileiros com baixa visão. Para uma pessoa com baixa visão, enxergar ou não enxergar depende de diversos fatores, como luminosidade do ambiente, ampliações ou obstáculos fora do seu campo visual.

É comum observar que pessoas com baixa visão, dependendo da situação e ambiente em que se encontram, podem necessitar ou não de auxílio. Por este motivo, torna-se difícil reconhecê-las em meio à multidão. E, quando por vezes utilizam a bengala branca, são equivocadamente percebidas como falsos cegos.

Entendendo as doenças da retina

Existem várias causas que levam à Baixa Visão, dentre as quais existem diversos tipos de doenças, incluindo doenças da retina.

Quais são as principais doenças da retina? Aqui você encontrará informações sobre as doenças mais comuns, raras, hereditárias e outras doenças da retina.

São doenças comuns da retina a Degeneração Relacionada à Idade (DMRI) e as Doenças da retina ligadas ao Diabetes (Retinopatia Diabética e Edema Macular Diabético).

O que são doenças raras e doenças hereditárias da retina?

As doenças raras são aquelas que afetam 65 pessoas em um grupo de 100.000 indivíduos, ou seja 1 a cada 2.000 pessoas. Existem, aproximadamente, 8 mil doenças raras diferentes, entre elas está o grupo das Doenças Hereditárias da Retina.

As Doenças Hereditárias da Retina são de caráter hereditário com diferentes padrões de herança genética, e provocam a degeneração das células da retina, causando a perda visual progressiva.

Retinose pigmentar
Doença de Stargardt
Síndrome de Usher
Acromatopsia
Amaurose congênita de Leber
Atrofia óptica dominante
Coroideremia
Distrofias de Cones
Distrofias de cones e bastonetes
Distrofia macular de Sorsby
Doença de Best
Doença de Refsum
Neuropatia óptica de Leber
Retinosquise juvenil
Síndrome de Bardet-Biedl
Albinismo

Mais informações no site Retina Brasil [Clique aqui]

Consulte seu médico ou geneticista para diagnóstico, aconselhamento e genotipagem.

Nessa imagem temos uma mulher no centro da tela, tendo também do lado direito da tela, atrás dessa mulher, uma estante branca com livros e vasos, do lado esquerdo, atrás dela também, um vaso com plantas verdes. Essa mulher tem um olhar pensativo, ela tem a pele branca, cabelos pretos presos, olhos castanhos claros e veste uma camisa de mangas curtas, azul clara quadriculada de risca de giz branca e com gola, usa brincos prateados nas duas orelhas. Ela também segura uma bengala verde a sua frente, com as duas mãos.

A baixa visão

Baixa visão é uma condição oftalmológica em que a capacidade visual de uma pessoa está significativamente reduzida e não pode ser corrigida completamente com óculos, lentes de contato, tratamentos médicos ou cirurgias. Isso significa que, mesmo com a correção visual, a pessoa tem dificuldades para realizar atividades do dia a dia, como ler, escrever, reconhecer rostos ou se deslocar.

A baixa visão varia em graus e pode ser causada por diversas condições, incluindo doenças degenerativas da retina, glaucoma, catarata, complicações do diabetes, entre outras.

Na prática, as pessoas com Baixa Visão têm muita dificuldade para a realização de tarefas simples do dia a dia, mas muitas vezes possuem um olhar aparentemente normal e a capacidade de realizar algumas tarefas visuais como mexer no celular ou ler um livro muito perto do rosto. A falta de identificação da Baixa Visão, pela sociedade, gera uma série de situações de desconfiança que causam desconforto, constrangimento e, consequentemente, exclusão social. A identificação com a Bengala Verde serve como um meio de reconhecimento e conscientização, facilitando a interação social e o acesso a recursos específicos.

Grandes desafios à frente! Precisamos de ajuda.

Ainda temos muitos desafios pela frente, mas infelizmente ainda trabalhamos de forma quase heroica, com recursos financeiros escassos e muito pouca estrutura.

Contamos com seu apoio!

Projetos e Ações Socias Bengala Verde

Conheça algumas das atividades que realizamos em busca de visibilidade, informação e inclusão das pessoas que tem baixa visão.

Psicoterapia em Grupo do Bengala Verde
A Psicoterapia em grupo do Bengala Verde Brasil começou no…
Projeto Bengala Verde nas escolas
Este projeto tem como objetivo conscientizar sobre a Baixa Visão…
Arrecadação de alimentos para comunidades vulneráveis
Registros de um dia especial, dedicado à solidariedade! Graças à…

Sua ajuda é importante para mantermos esse trabalho ativo. Faça uma doação.

Nos ajude a manter esse importante trabalho de pesquisa, apoio e, acima de tudo, de inclusão social através das doações de bengalas verdes, alimentos e informação.

Banco Itaú
Agência: 0368
Conta Corrente: 61.347-7
GRUPO RETINA SÃO PAULO
CNPJ: 05.448.759/0001-55

Fique por dentro das novidades e ações do Bengala Verde. Cadastre-se para receber nossas comunicações!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo